O comprovante de renda é um documento muito importante para quem está buscando crédito no mercado financeiro. Seja na hora de solicitar um cartão de crédito ou ainda quando as pessoas estão precisando de um empréstimo junto ao banco, e também na hora do financiamento, o documento é um dos que são solicitados durante a análise.
A partir do comprovante de renda, o banco, a financeira ou o estabelecimento comercial que fornece algum tipo de crédito pode garantir que aquela pessoa possui um pagamento recorrente que cai na sua conta, fruto de um emprego formal e regular. Isso passa mais confiança para que a financeira, de fato, libere o crédito em questão.
Mas e quando a pessoa não possui um contrato de emprego formal? Milhões de brasileiros conseguem manter um ciclo de fluxo de renda estável, mesmo estando bem longe de uma carteira assinada a partir de uma vaga CLT, por exemplo. Nesses casos, existem outros documentos que podem ser utilizados para atestar uma determinada renda, incluindo o pró-labore.
Saiba mais sobre o que é um pró-labore e como as pessoas conseguem emitir esse documento para comprovar valores recebidos de forma regular.
Esse é o nome dado para a remuneração recebida pelo empreendedor ou pelo profissional autônomo. Pode facilmente ser confundido com o lucro da empresa, especialmente se estivermos falando em uma iniciativa individual, como o MEI, mas isso é um erro.
O termo sempre deve fazer referência a um dinheiro que sai das contas da empresa e vai para a conta física do empresário ou do profissional autônomo, em caráter de remuneração. Ao invés de tirar dinheiro diretamente do fluxo de caixa para o pagamento das contas da empresa, o correto seria que essa remuneração, definida de acordo com critérios estabelecidos, fosse uma espécie de pagamento, para que os compromissos pessoais fossem quitados.
A expressão pró-labore vem do latim e significa “pelo trabalho”. E o mesmo termo acaba sendo aplicado ao documento que pode ser emitido justamente a partir desse pagamento feito pela empresa.
O valor definido como pró-labore varia de acordo com a empresa e com os acordos estabelecidos. Quando estamos falando de um profissional autônomo, a própria pessoa vai acabar decidindo quanto de dinheiro vai sair do fluxo de caixa para que possa ser utilizado para as suas contas pessoais.
No caso das empresas que possuem mais de um sócio, existem algumas normas e leis que devem ser observadas. Por exemplo, a Lei nº 8.212 de 1991 define que cada sócio administrador deve receber um pró-labore de pelo menos um salário mínimo, desde que a empresa esteja operando no azul.
O mais comum é pegar uma média do valor de remuneração do mercado para uma vaga CLT do mesmo nível. Vale adicionar entre 20% e 30% para compensar os benefícios trabalhistas que o pró-labore não inclui. Mas essa quantia deve se adequar à realidade da sua empresa e pode ser revista, aumentando ou diminuindo o valor.
A forma considerada como a mais correta e profissional de retirar o pró-labore da empresa é realizar uma transferência bancária, com o dinheiro saindo de uma conta que seja aberta em nome da empresa para uma conta cujo titular seja o sócio ou autônomo.
A partir do momento em que as pessoas trabalham de forma autônoma como empresárias e recebem um valor regular, especialmente quando esse valor tem caráter remuneratório, como o pró-labore, elas poderão utilizar alguns documentos para que essa comprovação seja feita junto aos bancos ou às financeiras.
Caso a pessoa atue como um profissional autônomo que trabalha como MEI, a remuneração pode ser comprovada a partir das transações financeiras que aparecem no seu extrato bancário, junto com algum outro documento que comprove essa situação, como uma inscrição regular como MEI.
Caso a pessoa tenha uma empresa em outro formato jurídico, ou caso tenha sócios, esse documento deverá ser emitido pelo escritório contábil ou pelo contador responsável pelas contas do negócio. Ele poderá emitir um documento que comprove esses pagamentos. Junto a isso, o empreendedor também pode apresentar seus extratos bancários para dar mais credibilidade à declaração.
Aviso legal: Sob nenhuma circunstância, vamos exigir que você pague para liberar qualquer tipo de produto, incluindo cartões de crédito, empréstimos ou qualquer outra oferta. Se isso acontecer, entre em contato conosco imediatamente. Sempre leia os termos e condições do provedor de serviços com o qual você está entrando em contato. Nós ganhamos dinheiro com publicidade e quando indicamos alguns dos produtos apresentados neste site. Todas as publicações são baseadas em pesquisas quantitativas e qualitativas, e nossa equipe se esforça para ser o mais justo possível ao comparar opções concorrentes.
Sobre Anunciantes: Somos um site de conteúdo independente, objetivo e com suporte de publicidade. Para apoiar nossa capacidade de fornecer conteúdo gratuito aos nossos usuários, as recomendações que aparecem em nosso site podem ser de empresas das quais recebemos compensação de afiliado. Essa compensação pode afetar como, onde e em que ordem as ofertas aparecem em nosso site. Outros fatores, como nossos algoritmos proprietários e dados coletados, também podem afetar como e onde os produtos/ofertas são colocados neste site. Nós não incluímos todas as ofertas financeiras ou de crédito disponíveis.
Nota Editoria: A compensação que recebemos de nossos parceiros afiliados não influencia as recomendações ou conselhos que nossa equipe de redatores fornece em nossos artigos ou afeta qualquer conteúdo do site. Embora trabalhemos arduamente para fornecer informações precisas e atualizadas que acreditamos que nossos usuários acharão relevantes, nós não garantimos que todas as informações fornecidas sejam completas e não fazemos representações ou garantias em relação a elas, nem quanto à precisão ou sua aplicabilidade.
Atuamos com o CNPJ nº 07.637.601/0001-59 como correspondente em gestão de banco de dados da Gestora de Inteligência de Crédito S.A, CNPJ nº 28.042.871/0001-97 seguindo as diretrizes do Banco Central do Brasil (BACEN), nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, assim oferecemos o melhor conteúdo para você.
BMBraga Servicos em Internet LTDA – CNPJ 07.637.601/0001-59 – Avenida Ministro Jose Americo, 326 Sala 916 – Parque Iracema – 60824-245 – Fortaleza/CE
© 2024-2025 FinanziOne – Todos os direitos reservados
Informe o seu e-mail para que possamos enviar novas instruções de acesso.
Conheça também
* Você permanecerá em nosso site.